Peripécias na cozinha

cozinha sem frescura

Frango ensopado

Deixe um comentário

Este é um frango ensopado de mineiro “à paulista”, he he. É aquele franguinho que fica com molho amarelinho e você  joga o caldinho em cima do arroz e ai meu Deus como isto fica bom!!!

frangonomolho7

Ingredientes:

03 colheres sopa óleo

01 colher sopa bacon picado bem miúdo

01 colher de sopa de colorau (urucum)

01 folha de louro

04 sobrecoxas cortadas ao meio sem pele e sem gordurinhas

03 dentes de alho picadinhos

1/2 cebola cortada em pétalas

01 colher de sopa de salsa e cebolinha frescas

sal

pimenta

02 copos mais ou menos de àgua quente (enquanto tempera o frango coloque água no fogo).

Corte a sobrecoxas ao meio usando um cutelo ou uma faca meio fortinha. Vire o lado da sobrecoxa em que você enxerga o osso para cima, mire no centro da sobrecoxa e desça a faca numa batidinha. O osso vai quebrar e com a própria faca corte separando uma parte da outra. Tá, se ficar com medo de fazer esta operação perigosa, deixe as sobrecoxas inteiras mesmo e faça uns cortezinhos nelas para pegar o tempero. Muito cuidado para não deixar lascas de osso cortado. Você pode pedir  para cortarem no supermercado também, ok? Tempere usando as mãos mesmo com sal , pimenta, alho e carinho. Reserve.

frangonomolho1

Para esta receita você pode usar as partes do frango que preferir, ok? No meu tempo de criança meus pais utilizavam o coração, fígado, pés, moela tudo no mesmo ensopado e ninguém ficava com frescura de não gosto desta parte ou outra. Sustentabilidade e necessidade, isso sim. Eram 06 filhos.

frangonomolho2

Coloque o óleo na panela e ainda frio acrescente o colorau. Acenda o fogo e quando o óleo começar a fritar  o colorau coloque o bacon e a seguir os pedaços de frango lado a lado. Deixe lá fritando quietinho sem mexê-lo, até que água do próprio frango comece a sumir e o frango comece a cantar chi chiiii chiii. Aí então dê uma olhadinha. Tá ficando douradinho por baixo do frango? Tá. Então mexa os pedaços virando o lado que ficou dourado prá cima.

frangonomolho3

Mais alguns minutos só para  reduzir novamente o líquido que vai soltar do outro lado do frango. Começou a cantar novamente? Está bem dourado o fundo da panela? Então coloque meia xícara de água fervente, mexa um pouquinho e deixe cozinhando com a panela tampada até reduzir o caldo.

frangonomolho4

frangonomolho5Quando o caldo reduzir quase ao nível do fundo da panela coloque as cebolas em pétalas, salsa e cebolinha e mais 01 xícara de água fervente. Mexa o frango de vez em quando e deixe reduzir até ficar mais ou menos uns 2 centímetros do fundo da panela. Não, não precisa pegar a régua. Seu  dedo indicador serve também 02 dedinhos. Confirme se está cozidinho enfiando um garfo no frango. Se resistir muito para entrar o garfo é sinal que precisa de mais uma mexidinha e um pouquinho mais de água.

frangonomolho6

Se está aquele caldinho amarelinho encorpadinho você acertou direitinho!!!! Bom apetite!!!

Este franguinho ressuscita muito gente, acreditem, he he

bom apetite!!! 

**Variações:

Com quiabo: coloque o quiabo no final quando acrescentar a última quantidade de água

E com polenta. Huuuummmmmmmmmmm

Autor: mariluciaguilen

Olá pessoal, sou a Lu. Desenho, pinto, estampo, ilustro, cozinho, leio, costuro, remendo, escrevo e invento. Vivo inquieta com mil projetos na cabeça e sou muuuuuiiiito feliz assim. Já plantei uma árvore, escrevi dois livros, (só nao foram publicados. Quem se habilita???) tenho duas filhas e uma netinha. Depois de tudo isso resolvi abrir este blog contando as minhas aventuras pela vida afora. Levar diversão, arte, poesia e alegria para todas as pessoas que como eu usam as mãos e o coração para colorir a vida é minha missão neste planeta. Se alguma ideia daqui inspirar você, ficarei muito feliz. Então, muito prazer!!!! Sejam todos bem vindos e muito obrigada!

Deixe um comentário